A princípio você atua na gerência de uma determinada empresa e está encarregado de encontrar um bom fornecedor para os uniformes profissionais de seus colaboradores. Apesar de parecer uma tarefa simples, requer muita atenção. A essencial é em relação ao custo-benefício das peças, qual seria a peça com maior conforto e durabilidade.
Nesse artigo listamos o que você precisa saber para realizar boas escolhas para sua empresa.
Saiba os modelos dos uniformes profissionais
Atualmente existem vários estilos diferentes de uniformes profissionais. Cada um deles podem ser oferecidos a uma área profissional diferente, para que o funcionário tenha atividades específicas. Sendo assim, para cada área da indústria é provável estabelecer um estilo de uniforme que estabeleça conforto e durabilidade ao longo da trajetória. Por esse motivo, é necessário averiguar quais são as necessidades dos colaboradores, assim como as da sua empresa, antes mesmo de buscar por um fornecedor.
Contudo, as peças mais usadas são:
- Bermuda;
- Calça;
- Camisa;
- Camiseta;
- Macacão;
- Jaleco.
Compreenda a importância de escolher o tecido correto
A maioria dos gestores não se dá conta da importância da escolha dos tecidos para os uniformes da sua empresa. Esse processo é muito importante para o processo de confecção, porque a escolha do tecido faz toda a diferença no caimento, no conforto e na durabilidade para os colaboradores.
Com isso, é extremamente importante alinhar essas propriedades ao custo-benefício da sua determinada peça.
Sabia os tecidos usados para cada segmento
Nesse sentido, os uniformes profissionais são separados em categorias, de acordo com as suas especializações. Por exemplo, você encontrará vestimentas especiais para o setor de biológicas, humanas e exatas. Por isso, nada mais adequado do que identificar o seu segmento para escolher melhor as opções para a sua empresa.
Setor de serviços
Nesse tópico estão os profissionais que atuam em estoques, carregamento de mercadorias, entre outros. Como esses colaboradores fazem muito esforço, o ideal é identificar tecidos resistentes e oferecer conforto para a respiração da pele. Assim, para as recepcionistas, vendedores e os colaboradores que atuam ao ar livre, é ideal peças com microfibra e algodão.
Setor hospitalar
Dessa maneira, esses profissionais necessitam, acima de tudo, de conforto e proteção. Para esse tipo de uniforme geralmente são utilizados o brim e o oxford. Existe ainda, necessidade de optar por peças que recebem tratamentos específicos e que evite o risco de infecção no local de trabalho.
Setor industrial
Por fim, para os especialistas que trabalham no campo operacional e industrial, como é o caso dos bombeiros, profissionais da construção e fábricas. O mais apropriado é escolher por tecidos que ofereçam a maior resistência possível, é provável encontrar tecidos com proteções contra os raios solares e anticorrosivas. E você também pode preferir por uniformes personalizados, com a estampa do seu logo, valorizando a estética e o marketing da sua empresa.