Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa é comum homens que usam terno optarem por colocar, embaixo da camisa, uma camiseta. No Brasil, essa prática não é tão comum, por isso, surgem dúvidas sobre o uso e se é necessário realmente usar camiseta por baixo da camisa.

Quando pensamos em uniformes, a camisa é uma peça de roupa comum na escolha de muitas empresas que optam por adotar esse tipo de vestimenta. Porém, usar a camisa por baixo dela é uma opção feita pelo próprio usuário, inclusive, como veremos, o uso pode trazer alguns benefícios e comodidades, mas deve-se ter um pouco de atenção ao se escolher qual camiseta vestir para esse fim. 

Vantagens da adoção da camiseta

A lavagem e o uso contínuo de uma camisa, com o tempo, deixam a peça um aspecto de velha, pois, além da perda das cores, o colarinho e os punhos começam a ficar puídos, demandando a substituição periódica da roupa.

Além disso, existem desodorantes e antitranspirantes no mercado que, apesar de muito eficientes no controle da transpiração, acabam gerando manchas amareladas ou esverdeadas na parte das camisas que ficam em contato com as axilas. O suor também é um grande vilão, principalmente para as camisas claras, pois, ele as deixa amarelecidas, sobretudo nas partes em que o corpo mais transpira.

Usar camiseta por baixo da camisa evita que a camisa fique com maus odores por causa do suor durante um tempo maior e previne o aparecimento dessas manchas deixadas pelo suor e pelos desodorantes e antitranspirantes.

Isso faz com que diminua a frequência de lavagens e de uso de produtos removedores de manchas que podem danificar os tecidos e, em consequência, reduzir o tempo de vida útil da peça.

Em locais com climas mais amenos e nos dias de inverno, a camiseta torna-se mais uma proteção contra o frio, trazendo sensação de conforto e de proteção ao usuário, inclusive, nesses casos, existem opções de tecidos térmicos que oferecem uma barreira ainda maior contra o frio. 

Qual camiseta usar?

Ao se escolher uma camiseta para se usar sob a camisa alguns cuidados são necessários, começando pela escolha em relação ao material de que ela é feita. É interessante usar camisetas mais justas para não gerar volumes e dobras na superfície da camisa, ou camisas um pouco maiores para evitar que pareçam apertadas por causa da presença da camiseta.

Fuja das camisetas de materiais sintéticos, pois elas retêm suor e podem causar maus odores. Opte por malhas feita de algodão, sobretudo aquelas um pouco mais finas para melhor caimento. O modal, outra opção interessante, possui grande maciez e excelente absorção do suor por ser feita de fibras naturais (celulose). Existem muitas opções de tecidos antiodores e antissuor no mercado, basta escolher aquela que irá suprir as necessidades de uso.

Se a camisa for clara, a camiseta deve ser igualmente clara, pois cores escuras ou estampas ficarão visíveis por baixo do tecido. Para um efeito elegante, recomenda-se a opção por camisetas com decote no formato “V”. Normalmente a camisa é usada com os dois primeiros botões abertos e a gola em “V” não deixa a camiseta ficar visível.

A variedade de tecidos e combinações é ampla, porém, algumas dicas são importantes na hora da escolha. Se vestir a camiseta por baixo da camisa faz o usuário sentir muito calor ou desconforto, usá-la não é uma obrigatoriedade. Lembre-se, se sentir confortável é o objetivo final de todas essas alternativas!