A buscar pela criatividade e por soluções inovadoras na produção de uniformes é uma constante. Por meio dessa vestimenta profissional, somadas a outras estratégias de marketing e de atendimento às necessidades dos clientes, os empreendimentos buscam diferenciais que os destaquem da concorrência entre os consumidores.
Em contrapartida, no setor de comércio e serviços, um ramo de atuação que apresenta crescimento constante é o de produtos para animais de estimação, ou melhor, para pets. De acordo com dados do Instituto Pet Brasil, em plena pandemia (2020), enquanto a economia amargava grandes perdas, o segmento pet cresceu 13,5% no Brasil em relação a 2019, faturando mais de R$ 40 bilhões.
Segundo a consultoria Euromonitor, o Brasil possui uma estimativa de 142 milhões de animais de estimação, tornado o país um dos maiores consumidores de produtos pet, o terceiro no ranking mundial de faturamento, à frente do Reino Unido e atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Segundo a mesma fonte, a expectativa é que, até 2025, o mercado expanda 42,7%.
Muitos donos desses bichinhos optam por fazer compras on-line, mas existem serviços como banhos e tosas que necessitam da presencialidade, fazendo com que seja disponibilizada uma ampla rede de lojas pet shop, que buscam incansavelmente a consolidação de seu espaço nesse mercado. E uma das alternativas encontradas é a confecção de uniformes com tema de pet para seus colaboradores.
Uniformes coloridos e temáticos que cativam os donos desses clientes especiais
Pets shops atrativos são pensados tanto para os clientes quanto para seus donos, que ficam encantados com as novidades e a grande quantidade de presentes e opções disponíveis para seus animaizinhos. Mais clássicos, lembrando luxo e requinte, mais divertidos ou temáticos, os uniformes usados por seus funcionários precisam ser condizentes com as mensagens que esses espaços passam aos seus frequentadores.
Por isso, em sua confecção, podem ser adotadas, conforme o caso e de acordo com os padrões adotados pela marca, cores mais vivas, mais clássicas ou neutras e, por que não, estampas com cachorrinhos, gatinhos ou ambos. O segredo está no desenvolvimento de um bom plano que, ao mesmo tempo, crie uniformes atrativos, que respeitam a marca e harmonizados com a filosofia adotada pelo empreendimento.
É importante pensar também nos colaboradores que utilizarão esses uniformes e as funções desempenhadas por eles. Por exemplo, as lojas que possuem veterinários precisam fornecer a esse profissional jalecos e equipamentos de proteção. Os jalecos podem ser coloridos e temáticos, mas sua presença é obrigatória.
Tosadores e banhistas são os profissionais que cuidam da higiene e da limpeza dos pets, mantendo contato direto com eles e com água, produtos, lâminas e tesouras usados nesse processo. Por isso, além de jalecos, eles precisam de aventais repelentes a água, mas não necessariamente brancos. Empresas que produzem uniformes podem personalizá-lo conforme a identidade visual adotada pelo empreendimento. O avental facilita o trabalho e se torna um recurso de proteção, tanto para o colaborador quando para o pet atendido por ele.
Já na recepção, ou melhor, os funcionários da linha de frente, que atendem os donos dos pets, a diversidade de opções de uniformes é grande, desde as escolhas mais tradicionais como a popular camiseta, até aventais com bolsos, jaleco, camisas polo entre tantas outras, basta planejar para fazer uma boa escolha!