Desde os anos em que nossos pais, quando eram crianças e adolescente, frequentaram a escola, e ainda antes deles, na época de nossos avós e bisavós, o uso do uniforme é uma constante, sobrevive ao passar das décadas e até mesmo aos avanços da tecnologia, se atualizando e adequando aos novos tempos.

Já é uma conduta padrão do ambiente escolar o uso do uniforme pelos alunos e, em muitos casos, professores e funcionários. Além da praticidade para os pais e ser algo já tradicional na sociedade há muito, existem outros fatores que expressam a importância do seu uso.

Usar o uniforme não é apenas uma regra, muito menos imposição. Como veremos, ele se torna sinônimo de conforto, segurança e bem-estar, tanto para as crianças, quanto para as suas famílias. 

Pontos positivos do uniforme nas escolas 

O uniforme, no ambiente escolar, apresenta muitas vantagens. Talvez, uma das mais importantes é a segurança, na identificação imediata dos alunos e a que instituição estão vinculados. Isso evita situações de perigo (na imediata identificação de estranhos circulando entre os alunos dentro da escola) e a exposição dos estudantes aos riscos do ambiente exterior.

Crianças e adolescente também se identificam entre si, no cultivo do espírito da coletividade, de maneira a sentirem-se acolhidos e parte do mesmo grupo. Isso ajuda a despertar a autoconfiança e minimizar sensações de vergonha e timidez. Pedagogos inclusive afirmam que o uniforme representa a equidade de direitos e deveres entre os alunos ao longo de seu processo de aprendizagem e formação crítica-cidadã.

Pais e responsáveis são igualmente beneficiados com esse recurso, por conta da economia gerada quando comparado ao uso de outras roupas no ambiente escolar, sobretudo no caso das crianças menores que, entre atividades e brincadeiras, acabam danificando e manchando as peças.

Os uniformes de boa qualidade já são confeccionados pensando em situações como estas, por isso, são mais resistentes e de fácil manutenção por conta da escolha dos tecidos e acabamentos na execução das peças. Inclusive, recomenda-se que, para evitar perdas, as peças sejam identificadas com o nome de seus respectivos usuários.

Além disso, a separação entre a roupa do dia a dia e a roupa da escola traz à criança o senso maior de organização de seus horários e tarefas, separando a hora da escola das horas de brincadeiras e do convívio familiar.

Diferenciar esses ambientes de vivência contribui na formação futura de adultos organizados e responsáveis, na administração do tempo que possuem para a execução de suas atividades diárias.

 O planejamento dos uniformes escolares reflete sua importância

Uniformes escolares não devem ser apenas peças de roupas, do contrário, necessitam atender as necessidades de seus usuários. Portanto, alunos, pais e professores necessitam participar de seu planejamento, serem ouvidos e opinarem durante a escolha de modelos e materiais para confecção.

No passado, isso não acontecia, porém, na atualidade, tornou-se quase uma exigência entre as empresas e fabricantes desse tipo de vestimenta a realização de estudos e pesquisas voltados à escolha de tecidos, aviamentos e modelagens que tornem o uso do uniforme o mais confortável possível e com processo simplificado de manutenção (lavagem e secagem).

Além de conforto, os uniformes devem ter durabilidade e qualidade. As opções são muitas, cabendo à escola fazer as melhores escolhas.