O uso do uniforme é algo comum nas empresas, e uma rotina na vida de seus funcionários. Mas as opiniões sobre o uniforme são divididas: alguns gostam de usá-lo ou, se pudessem optariam pelo uso (quando a empresa decide implantá-lo), já outros, pelo contrário, não gostam do uniforme porque não se sentem bem com ele ou por não poderem expressar sua personalidade pela roupa.

Os argumentos dos que gostam e dos que não gostam de uniformes são inúmeros, porém, se o uso do uniforme é pedido pela empresa, como motivar e, principalmente, engajar toda a equipe a usá-lo? Antes de obrigar o colaborador a adotar a vestimenta profissional, é preciso sensibilizá-lo sobre sua importância e o que ela representa para a empresa, para o funcionário e para a imagem da organização no mercado.

Uniformizar uma equipe não significa apenas a adoção de roupas padronizadas por um grupo, e sim, a composição de um estilo ligado ao comportamento e às atitudes demonstradas em ambiente corporativo.

Em contrapartida, diante da diversidade atual de cores, formas e padronagens, não precisar de preocupar diariamente com a escolha do look para o trabalho pode significar poupar tempo e dinheiro para o usuário, um dos pontos a serem trabalhados com os colaboradores na exposição dos seus benefícios. 

Ouvir os funcionários é importante

Grande parte da resistência de muitos colaboradores em não usar o uniforme se dá porque eles não se sentem confortáveis ou com boa aparência. Isso se dá porque, a modelagem das peças não se ajusta ao corpo (roupas largas, justas, compridas ou curtas demais), ou porque os tecidos são muito quentes/grossos, ou ainda, por não terem um cuidado com a estética do conjunto (trabalho com cores e acabamentos).

Portanto, na hora de planejar ou adequar os uniformes, deve-se conversar com os funcionários, saber suas opiniões, necessidades e pontos de vista ligados à função que exercem. A partir do momento que o colaborador se torna parte do processo, ele entenderá que o uniforme está sendo feito especialmente para ele, motivando-se a usá-lo sem receios.

Tal gesto se estenderá aos clientes, pois é importante para a clientela saber que o empreendimento se preocupa com o bem-estar e conforto de seus funcionários, e nada melhor que demonstrar isso por meio do atendimento de suas demandas. Usar um uniforme que se gosta será sinônimo da realização de um excelente trabalho! 

Comodidade e segurança – O uniforme não é apenas uma roupa

Demonstrar os benefícios do uso do uniforme é importante quando a tarefa está em motivar a equipe. Isso pode ser feito por meio da difusão de informações que apontem suas vantagens. Uma das principais é a segurança: o uniforme permite a identificação imediata do colaborador dentro e fora da empresa, o que ajuda os clientes quando estes necessitam de algum auxílio, e nas situações de perigo ou risco para o empregado.

Da mesma forma, além de comodidade em não se preocupar com que roupa será usada no próximo dia de trabalho, uma equipe uniformizada transmite impressões de organização e seriedade dentro da empresa, agregando valor à experiência, e mostrando confiança no produto/serviço que será entregue.

Depois de tantos argumentos, vantagens e cuidados no desenvolvimento do uniforme, não será difícil aos empregados optarem por sua adoção e uso, afinal, quem não deseja ser reconhecimento como bom profissional desde a primeira impressão?