1- A  princípio, ao comprar o uniforme, prefira sempre um número a mais das peças. As crianças crescem muito rapidamente e, assim, ela não irá perder a vestimenta em tão pouco tempo. Tenha mais de uma combinação de calças e bermudas para oferecer melhor conforto e possibilitar que você lave com determinado cuidado. 

2- No momento de lavar, secar e passar. Se atente às etiquetas da roupa, que na maioria das vezes dão orientações do fabricante de como agir no momento da lavagem. Se tiver ao seu alcance lave as peças à mão, se caso for na máquina de lavar coloque na função “roupas delicadas”. E não é aconselhado deixar as peças de molho em alvejante. Mais uma dica sobre o uso de máquinas: nunca misture na mesma lavagem roupas claras junto com as coloridas, umas podem manchar ou desbotar as outras. E adeus uniforme!

3- Contudo, para as camisetas brancas não use produtos clorados com o intuito de deixá-las mais claras. Nesse sentido, com o passar do tempo e as lavagens, o cloro acaba deixando amarelada as peças. 

4- Quando for passar, se houver estampas ou aplicações com o símbolo da escola, coloque ao avesso, e não utilize a temperatura do ferro ao máximo, pode estragar as peças. 

5- Dessa maneira , coloque nomes nos uniformes dos seus filhos. Eles estarão em um ambiente onde vestem a mesma vestimenta, e o risco de trocas e engano é alto. É necessário que oriente seu filho para ter cuidado com os uniformes, e na maioria das vezes são em casa que os uniformes são mais danificados.

Cuidar é educar

Por fim, consegue contar com a ajuda de seu filho para manter os uniformes mais conservados. Além da conservação, você estará transmitindo valores importantes, como cuidado, organização e higiene.