As camisas são peças indispensáveis no guarda-roupa de homens e mulheres e uma forma de manter a elegância em qualquer ocasião, contudo, dada a diversidade de tecidos, cores e modelagens, escolher a camisa certa para determinado ambiente ou momento não é uma tarefa tão simples.

Ao se deparar em uma situação como esta muitos homens ficam com dúvidas sobre qual camisa será a escolha certeira para aquele evento, reunião ou nas horas de happy hour, por exemplo. Para ajudar na eleição da peça ideal esse artigo traz algumas dicas sobre os tipos de camisa e seus usos, seja em ambientes mais formais ou de menor formalidade.

Tecidos, padrões e modelagens

O mercado disponibiliza uma infinidade de modelos de camisas, feitos com os mais diferentes tipos de caimentos, tecidos cores e modelagens. Por isso, o primeiro passo é optar por aquela modelagem que mais se adapta ao biotipo físico, ou seja, nem justa ou larga demais, com mangas nem curtas e nem muito compridas (a linha da costura do caimento das mangas deve estar no limite dos ombros). Outro ponto é o colarinho, que deve se ajustar ao pescoço sem ficar apertado ou muito folgado.

Dos tecidos usados para a confecção das camisas, estes pertencem a dois grandes grupos: os de fios naturais e os de fios sintéticos, e ambos possuem pontos positivos e negativos. Os tecidos sintéticos amassam menos, tem uma excelente durabilidade, porém, são mais quentes e não deixam a pele respirar, o que pode causar maus odores. Os tecidos com fios naturais são macios, leves, permitem que a pele respire, em contrapartida, possuem durabilidade menor e amassam com grande facilidade. Existem ainda tecidos que combinam ambos os fios os e que podem ser uma alternativa entre conforto, durabilidade e elegância.

Outro ponto importante são as cores. A camisa branca é a grande coringa, perfeita para qualquer ocasião. Camisas de tons claros são indicadas para aqueles dias muito quentes porque tendem a absorver menos calor. Camisas escuras são extremamente elegantes e, aquelas de tons mais fechados, indicadas para uso em eventos noturnos, uma excelente escolha.

E as camisas estampadas, com listras ou padrões de xadrez, são permitidas? A resposta é sim, entretanto, existe algumas regras: o xadrez possui um aspecto bastante informal, devendo-se evitar seu uso no ambiente de trabalho (exceto aquele xadrez discreto, em cores neutras e de pequenas dimensões), e o mesmo vale para determinadas estampas (florais, listras muito largas, multicoloridas etc.).

A camisa como aliada no look para o trabalho

Se você está inseguro sobre o que vestir para ir trabalhar, uma camisa branca combinada a uma calça de cor mais escura com cinto e sapatos (ou até um sapatênis) combinado é uma escolha interessante. Nada social ou formal demais, o equilíbrio perfeito.

As camisas podem ser usadas tanto com calças de alfaiataria como calças de jeans ou sarja. As calças escuras transmitem um ar de elegância maior do que as claras. Além disso, pode-se usar tanto a camisa por dentro ou sobreposta à calça, todavia, atenção para a combinação das peças e das cores.

Camisas jeans e em tons mais vibrantes além das usuais cores neutras também causam uma boa impressão, principalmente quando a calça escolhida é feita naquele jeans de cor e modelagem tradicionais.

Existem ainda muitas outras combinações, porque quando o assunto é camisa há uma infinidade de opções, mas, não se esqueça: tão importante quanto repassar uma boa impressão é estar confortável e pronto para qualquer ocasião.