Os produtos importados estão inseridos em nosso cotidiano e hábitos de consumo. Muitas vezes optamos por eles em comparação aos produtos nacionais devido aos preços mais baixos, nem sempre sinônimos de mesma qualidade.

No ramo do vestuário isso não é diferente, basta olharmos para as etiquetas de nossas roupas, mesmo algumas delas pertencendo a marcas nacionais, não é raro encontramos a marcação “Made in China”, ou melhor, “Feito na China”, nessas peças. Isso significa que adquirimos roupas fabricadas fora do Brasil, posteriormente importadas e etiquetadas em solo brasileiro para serem disponibilizadas à venda. E uma das peças queridinhas de todos, homens, mulheres, jovens, crianças e idosos não é exceção à regra: a camiseta.

Vale a pena importar camisetas?

Contudo, vale a pena importar camisetas? Como todo o processo de importação, comprar camisetas no exterior requer atenção e cuidados. Se a quantidade a ser importada é um volume grande, se aconselha procurar os serviços de uma importadora devido às questões logísticas e aduaneiras envolvidas no processo.

Cargas importadas recebem um número chamado NCM, a classificação fiscal e, por meio dela, define-se a tributação de valores dos produtos. Classificações erradas podem acarretar multas sobre o valor aduaneiro da mercadoria.

É necessário também fazer um levantamento da legislação e das normativas vigentes em relação ao comércio e uso de determinados produtos no Brasil. Por exemplo, nas roupas, a etiqueta deve conter, além do tamanho, a composição do tecido, como ela deve ser lavada e passada, e as informações do fabricante.

Se a quantidade a ser importada não é grande, a compra pode ser feita em sites conhecidos de vendas de produtos importados diretamente ao consumidor final, mas o barato pode sair caro, pois dependendo o valor da mercadoria ela será tributada (caso exceda US$ 100,00 – cem dólares) ou até mesmo devolvida caso venha a ferir a legislação vigente. Se for necessário o pagamento da tributação, a Agência dos Correios (forma de envio escolhida por esse tipo de transação) enviará um aviso ao destinatário para a realização do repasse do valor.

Os tamanhos são um ponto importante, pois a modelagem das peças muda de país para país, devendo-se atentar à tabela de conversão de medidas. Além deste, pagamentos e prazos de entrega são fundamentais. Hoje é possível pagar com um cartão de crédito internacional ou via Pay Pal (pagamento eletrônico). Da entrega, os prazos variam muito, o comprador necessita estar atento e se programar de acordo com suas necessidades.

Conclusão

A importação de camisetas de malha tem aumentado exponencialmente no Brasil junto a outros produtos têxteis, em contrapartida, a fabricação nacional também aumentou, e a aplicação de ferramentas tecnológicas e de inovação nos tecidos e nas facções tem diminuído os custos de produção. Portanto, antes de decidir pela importação de camisetas, vale a pena fazer uma pesquisa no mercado nacional, por ser mais fácil negociar preços, formas de entrega e prazos de pagamento.

Se essas camisetas serão utilizadas como uniformes, a avaliação deverá ser mais atenta ainda, pois além de preço, estão em jogo a estética, durabilidade, conforto e qualidade.