Quando se fala em uniformes, independente de cores, composições de peças, tecidos e aviamentos escolhidos, um elemento é fundamental: a presença da marca, seja de uma empresa, associação, escola ou entidade.

Além de representar o nome da organização, a marca concebe a identidade visual do conjunto de bens e serviços ofertados à clientela, da atuação dos colaboradores, à forma como a contratação/aquisição é realizada até o fechamento do negócio em si. Quando consideramos o uniforme em si, sua presença torna-se um canal de comunicação entre empresa e cliente, por possibilitar a fácil identificação do colaborador, além de repassar qualidades como seriedade, organização e, no caso dos funcionários, segurança, devido à possibilidade de rápida localização da pessoa entre um grupo de indivíduos.

Mas, de que forma essa marca pode ser “estampada”? Dentre as possibilidades apresentadas pelo mercado, duas estão entre as favoritas na hora da escolha: o bordado e o patch/bordado termocolante, cada um deles munido de características, possibilidades de aplicação e preço distintos. 

O bordado

O logotipo, no formato bordado, exige um trabalho inicial antes da execução do trabalho em si, e o primeiro passo é transformar a logo da empresa em um arquivo especial, processo este realizado por um programador, que modifica o formato da figura inicial, para seu reconhecimento em pontos e vetores, que serão interpretados pela máquina de bordar e transformados nas guias pelas quais a agulha irá seguir até transformar fios coloridos em desenhos sobre a superfície do tecido.

A execução do serviço é realizada por empresas especializadas e o valor cobrado para o feitio está diretamente ligado ao tamanho do desenho e a quantidade de cores necessárias à sua confecção.

Nesse processo, para que a logo fique legível e bem executada sobre o tecido, deve-se escolher cores contratantes, porém, condizentes com a identidade visual do empreendimento. Cores muito suaves, aplicadas sobre tecidos claros, podem prejudicar a visualização da identidade da empresa.

O uniforme bordado, por conta do uso dessa técnica, precisa de alguns cuidados durante sua manutenção para que não apresente deformidades. Para os fios do bordado não desgastarem evite, se possível, lavar as peças na máquina de lavar ou com água quente. Em relação à temperatura, deve-se ter o mesmo cuidado ao se passar as peças, pois o ferro de passar não pode estar com temperatura muito alta. Evite o uso da secadora, o ideal é deixar as peças secarem naturalmente. 

O patch/bordado termocolante

O patch é uma das formas mais antigas de uso de identificações e logotipos em uniformes. Seu uso surgiu no início do século XX, nos uniformes militares quando, a partir de um pedaço de tecido, eram bordados a mão emblemas e nomes usados para identificar os soldados e, principalmente, a patente que possuíam. Esses emblemas eram costurados diretamente na superfície do uniforme (calças, camisas, casacos, entre outras peças de vestuário).

Do campo militar, esses emblemas também passaram a serem usados no ambiente escolar, especificamente nos trajes acadêmicos, como forma de identificar os estudantes e a qual instituição de ensino pertenciam. No esporte, já os vimos aplicados nos antigos uniformes de times das mais variadas modalidades esportivas, nos quais eram desenhados os escudos dos clubes aos quais as equipes pertenciam. Hoje, eles fazem parte da indústria moda e também de muitas vestimentas profissionais, sendo aplicados em uniformes militares, de paramédicos, grupos de escoteiros, grupos de motociclismo, etc.

Hoje os patchs são industrializados, com imagens desenhadas em bordado ou silk screen (estampa), podendo ser costurados ou adesivados na superfície. Os patches termocolantes, na parte de trás, possuem uma espécie de cola ativada em contato com o calor, bastando posicionar o patch na posição desejada para fixa-lo com o ferro de passar roupas.

A exemplo do bordado, os valores também variam de acordo com o tamanho, a quantidade de cores aplicadas em sua composição e se eles possuem propriedades termocolantes ou não.

Conclusão

Independente da escolha entre bordado ou patch, ambos exigem certos cuidados na manutenção das peças as quais recebem a aplicação. Uma boa pesquisa de mercado, com empresas especializadas nesses dois tipos de serviços pode auxiliar na escolha das melhores opções.