As camisetas estão entre as peças mais frequentes do vestuário, sobretudo quando considerados o nosso clima tropical, seja ela esportiva, casual ou parte do uniforme profissional.

As camisetas também são uma excelente opção para se divulgar e promover uma marca ou ideia, seja por meio das famosas camisetas profissionais, como parte de campanhas de sensibilização, ingresso para a entrada em eventos e na divulgação de novos produtos, serviços e facilidades.

Porém, para que isso seja possível, essas camisetas devem carregar em si a mensagem que se deseja transmitir ao público ou aos clientes, algo possível graças à personalização. Camisetas personalizadas são um diferencial estratégico de divulgação, além de proporcionarem uma grande variedade de aplicações aos mais diversos fins traçados pelo empreendimento ao escolhe-las como recurso de divulgação.

Para passar pelo processo de personalização, as camisetas devem ser feitas de malha, podendo ser compostas totalmente algodão, algodão orgânico, parte poliéster parte viscose (conhecida como PV), parte poliéster parte algodão (chamada de PA), entre outras composições, variantes em qualidade, conforto e custo de confecção. 

Personalizando com o uso do transfer

Além de camisetas, o transfer pode ser usado na personalização de outros produtos, como as famosas ecobags, bonés e viseiras, além de ser uma técnica rápida e de baixo custo. O material usado no processo é uma folha resinada (película) que contém a imagem que se deseja fixar no tecido, processo feito por meio de uma prensa térmica, que atinge temperaturas entre 200 e 210 graus. Na presença da temperatura, a tinta se desprende totalmente do papel e adere às fibras do tecido.

A superfície que receberá o transfer deve ser preferencialmente branca ou de cores claras, sendo mais difícil o uso em tecidos muito escuros porque o resultado pode não ficar como o esperado. Nesses casos, existem transfers especiais para tecidos escuros, entre eles o transfer com tinta pigmentada e o chamado transfer laser, que usa uma impressora com tinta de fundo branco, compondo um DTF (direct to film), sendo o suporte não de papel, mas de filme plástico especial para garantir a qualidade na finalização.

Por conta do processo de aplicação do transfer, a estampa ficará em alto relevo na superfície do tecido, por isso, a tinta pode sofrer desgastes ao longo do tempo, vindo a apresentar inclusive pequenas fissuras e imperfeições, causadas pelo uso e as sucessivas lavagens.

O custo de se produzir camisetas personalizadas com transfer é um pouco elevado por conta do uso do algodão na composição do tecido, entretanto, o resultado final será satisfatório, além do fato de o algodão trazer muito conforto à peça na hora de vestir. 

Não confunda as técnicas de transfer e sublimação

Muitas pessoas consideram o transfer e a sublimação como dinâmicas iguais de nomes diferentes, entretanto, diferente do transfer, a sublimação é o processo de estampa feito em tecidos de poliéster (não algodão ou malhas), no qual a tinta, fixa em uma base de papel, adere à superfície de tal forma que o tecido parece ter sido feito já com aquela estampa.

A aderência é tamanha que a estampa não deixa nenhum tipo de textura ou relevo e, quanto maior a quantidade de poliéster, mais perfeita e detalhada ficará a estampa, tanto que o tecido pode até rasgar por conta dos desgastes do tempo e do uso, contudo, a estampa permanecerá inalterada.

O custo da sublimação é baixo e a técnica é amplamente usada em camisetas promocionais, sobretudo aquelas ligadas a grandes eventos e competições esportivas, principalmente pelo fato de formar uma combinação perfeita com um tecido igualmente barato, o poliéster.